domingo, 22 de maio de 2011

VOCÊ CONHECE TAPEROÁ? ENTÃO SE ACHEGUE!

HISTÓRIA DA CIDADE
Às margens do canal de Salgado, que separa o continente do Arquipélago de Tinharé, a pequena cidade de Taperoá abarca grandes reservas florestais, palco de madeiras nobres como maçaranduba, sucupira, vinhático, putumuju e louro.
Sua origem data de 1561, como fruto da aldeia indígena São Miguel de Taperoguá, fundada pelos jesuítas no alto de uma colina. A arquitetura local preserva uma bela praça com prédios históricos. Destaque para a secular Igreja de São Brás, datada do séc. XVII. Situada no ponto mais alto de Taperoá, do adro da igreja a paisagem se abre em sua plenitude, com uma vista privilegiada de toda a cidade e do braço do mar com a bela ilha de Cairu ao fundo.
Significado do Nome

Na Lígua Tupi, Taperoá significa O Habitante das Taperas ou Ruínas.
 CARACTERÍSTICAS
Forte produtora de dendê, a cidade abriga uma fábrica de beneficiamento do produto e um píer de atracação no Canal de Taperoá, onde, no passado, partia o vapor para Salvador. Hoje, a chamada Ponte Nova tem capacidade para receber escunas, saveiros e veleiros de calado de maior porte, e serve como ponto de apoio dos pescadores e porto de desembarque da produção agrícola das ilhas.
Clima
Tropical
Temperatura Média
25º C
hspace=0 COMO CHEGAR
Partindo de Salvador: BR-324 até o entroncamento da BR-101 e seguir até o entroncamento de Santo Antônio de Jesus para, então, pegar a BA-001 até Taperoá.
Localização
Município da Região Sul do Estado da Bahia
Limites
Nilo Peçanha, Ituberá, Piraí do Norte, Igrapiúna e Oceano Atlântico
Acesso Rodoviário

Distâncias
277 km da Capital
hspace=0 TURISMO

Cachoeiras Mariana, Paripe e Araruna 
Na pequena cidade de Taperoá, o ecoturismo fica por conta das belas cachoeiras de Paripe, Mariana e Araruna.
Do tupi pari-pe, que significa no curral do peixe, a Cachoeira de Paripe cai de uma altura de 10 m, formando uma piscina natural em meio a uma ampla área verde. O acesso é pela BA-001, ao longo do Rio Camurugi, no próprio distrito, após uma trilha de 700 metros. Se partir de Camurugi, são aproximadamente 1.500 m. Na Mariana, o visitante tem uma ampla vista das matas da região, do alto do mirante, aos 20m de queda d’água. No poço, as piscinas naturais são ótimas para banho. A cachoeira fica a cerca de 30 km do centro da cidade, pela estrada rural Roda D’Água-Colônia. Na Cachoeira de Araruna, a 2 km do centro por estrada de terra, entrada após a ponte de Noé, pequenas quedas d’água e piscinas naturais também garantem um banho relaxante. Na alta estação, um bar-restaurante serve de apoio aos visitantes.
Araruna
O balneário fica a 2Km do centro da cidade, por estrada de terra e após a ponte de Noé. Possui pequenas quedas dáguas e piscinas naturais. Vale a pena banhar-se nas piscinas.
O Balneário fica ao Sul da sede Municipal, a partir da BA-001; pegar via rural de terra (em com estado).
Povoado de Camurugi
Os maiores atrativos desse pequeno povoado situado entre Teperoá e Valença, às margens do Rio Camurugi, são os ses balneários Ilha da Fantasia e Encontro das Águas.
Ilha da Fantasia e Encontro das Águas- pequenas cachoeiras e piscinas naturais no Rio Camurugi, próprias para banho, além de pequenas Ilhas fluviais dotadas de bares/ restaurantes.
O Povoado de Camurugi está localizado a 5 Km de Taperoá pela BA-001, em direção a Valença.
 EVENTOS
 Janeiro
25 - Festa de São Brás
 Maio/Junho
25 a 03 - Festa de Santo Antônio
31 e 13 - Festa de Senhora Santana
 Julho
17 a 26 - Festa de Nossa Senhora da Boa Morte
 Agosto
05 a 15 - Festa de Nossa Senhora da Conceição
 Novembro/Dezembro
30 a 08 - Festa de Santa Luzia
 Dezembro
10 a 13 - Festa de Nossa Senhora da Ajuda
09 a 18 - Festejos de São Salvador
23 a 31 - Festejos Natalinos e Reveillon 

As informaçoes encontram- se no link abaixo:

BA-001, no sentido Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário